a escravatura não é um problema do passado. Hoje, milhões de homens, mulheres e crianças são comprados e vendidos, forçados a trabalhar, mantidos como escravos ou traficados
a escravatura não é um problema do passado. Hoje, milhões de homens, mulheres e crianças são comprados e vendidos, forçados a trabalhar, mantidos como escravos ou traficadosO objectivo da data que é sensibilizar os países para acabar com esta forma de repressão. a escravatura ofende todos os valores subjacentes à Carta das Nações Unidas. a Organização das Nações Unidas (ONU) apela a todos os seus estados membros para que tomem uma posição firme contra essa realidade.
a dignidade humana está no centro do trabalho das Nações Unidas e para garantir o respeito total pelo ser humano, é necessária uma atitude de tolerância zero em relação à escravatura, adianta a ONU. Na mensagem para este dia, a organização salienta que as pessoas que cometem, toleram ou facilitam a escravatura ou práticas semelhantes a esta devem ser responsabilizadas.
a comunidade internacional, deve fazer mais para combater a pobreza, a exclusão social, o analfabetismo, a ignorância e a discriminação que aumentam a vulnerabilidade e figuram entre as causas profundas deste flagelo. Os países são convidados a colaborarem com o relator especial sobre tráfico de seres humanos e a recorrerem com mais frequência aos Princípios e directivas sobre direitos humanos e tráfico de seres humanos, definidos pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.