Os chefes de Estado e de governo dos países ibero-americanos acordaram dar prioridade à inovação nas estratégias de desenvolvimento dos seus países, indica a declaração final da cimeira
Os chefes de Estado e de governo dos países ibero-americanos acordaram dar prioridade à inovação nas estratégias de desenvolvimento dos seus países, indica a declaração final da cimeiraOs responsáveis estão conscientes que aqueles são instrumentos fundamentais para erradicar a pobreza, combater a fome e melhorar a saúde das populações, bem como para alcançar um desenvolvimento regional sustentável .
Durante os trabalhos foi acordado o fortalecimento das instituições nacionais de inovação e a promoção da cooperação solidária entre os governos, bem como a promoção da criação de um novo e ambicioso programa a definir por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria-Geral Ibero-americana.
No último dia dos trabalhos e, apesar das diferentes posições, a presidência portuguesa apresentou uma declaração sobre as Honduras, sem objecções de nenhuma das delegações, e que apoia também o diálogo nacional neste país. É sabido que há diferentes posições (sobre a crise política nas Honduras), mas todos concordam que devia haver uma declaração sobre este tópico , explicou José Sócrates.
a presidente argentina já veio manifestar a sua satisfação pelos esforços da cimeira do Estoril para aprovação de uma declaração sobre as Honduras. Podemos falar de conhecimento e inovação, mas se não houver democracia, não passam de discursos vazios , afirmou Cristina Kirchner.