Depois da recitação do Ângelus, Bento XVI recordou que a 1 de Dezembro, é assinalado o Dia mundial de luta contra a Sida
Depois da recitação do Ângelus, Bento XVI recordou que a 1 de Dezembro, é assinalado o Dia mundial de luta contra a SidaO meu pensamento e a minha oração vão a cada pessoa atingida por esta doença, em particular as crianças, aos mais pobres e a quantos são rejeitados. a Igreja não cessa de envidar esforços na luta contra a Sida, através das suas instituições e das pessoas a isso dedicadas, afirmou o Pontífice. O Papa exortou os fiéis a contribuírem com a oração e a atenção concreta, para que quantos se encontram afectados pelo vírus HIV experimentem a presença do Senhor que dá conforto e esperança. O Santo Padre espera que o mundo multiplique e coordene esforços para se conseguir deter e erradicar esta doença.
No primeiro domingo do advento, Bento XVI assinalou que o mundo contemporâneo precisa sobretudo de esperança: precisam os povos em vias de desenvolvimento, mas também aqueles economicamente evoluídos. O Pontífice defendeu que cada vez mais nos damos conta de que nos encontramos no mesmo barco e devemos salvar-nos juntos. aos milhares que se encontravam na Praça de São Pedro lembrou que, diariamente, caem tantas falsas seguranças e que só uma é fiável: Cristo.