a igreja do Mosteiro dos Jerónimos esteve repleta durante a ordenação de sete diáconos. Cinco são diocesanos, dois são missionários do Verbo Divino
a igreja do Mosteiro dos Jerónimos esteve repleta durante a ordenação de sete diáconos. Cinco são diocesanos, dois são missionários do Verbo DivinoOs sete jovens foram revestidos com as vestes diaconais (estola pendida sobre o ombro esquerdo e a dalmática) numa celebração em que cada um dos novos diáconos recebeu o livro do Evangeliário. José Policarpo dedicou-lhes uma palavra especial durante a homilia. Estais aqui porque o Senhor veio ao vosso encontro, chamando-vos, e vós aceitastes o desafio desse encontro, dizendo sim ao chamamento.
aos ordinandos, o cardeal lembrou que o ministério em que foram ordenados é a mais concreta e objectiva resposta da vossa fidelidade. O anúncio da Palavra de Deus e a prática da caridade revelam-se como propostas contínuas do encontro de Deus com o seu povo, mostrando-nos que no amor fraterno se encontra o próprio Senhor.
Receberam a ordem do diaconado, um passo mais a caminho da ordenação. Então, como sacramentos de Cristo, estareis no âmago do grande e mais radical encontro de Cristo com o Seu Povo e com cada crente, a Eucaristia, frisou. Os jovens consagraram-se ao serviço da Igreja pela imposição das mãos do cardeal patriarca de Lisboa e pelo dom do Espírito Santo.
Dois dos novos diáconos são verbitas, isto é, pertencem ao Instituto Missionário do Verbo Divino. São eles: Clement Kingambo e Constantin Buapale, ambos do Congo. Os outros cinco novos diáconos pertencem à diocese de Lisboa. São eles: Miguel Pereira, Nuno Fernandes, Ángel Pizarro, antónio Rodrigues e David Pernas.