Voluntários dos Bancos alimentares recolheram 2498 toneladas de alimentos, superando em 30,9 por cento as 1908 toneladas obtidas em Novembro de 2008
Voluntários dos Bancos alimentares recolheram 2498 toneladas de alimentos, superando em 30,9 por cento as 1908 toneladas obtidas em Novembro de 2008apesar do clima de profunda crise económica, os portugueses voltaram a dar prova de grande solidariedade e mobilização, afirma Isabel Jonet, coordenadora dos Bancos alimentares Contra a Fome, em nota distribuída à imprensa. a campanha, cujo lema foi Dê a melhor parte de si ao Banco alimentar: a sua solidariedade suscitou uma enorme adesão do público e dos voluntários que quiseram colaborar, refere Isabel Jonet à Lusa. as campanhas são extraordinárias cadeias de solidariedade onde cada elo – pessoas que colocam os seus donativos nos sacos do Banco alimentar, voluntários que dão o seu tempo e trabalho e empresas que garantem seguros, transportes, refeições, segurança, limpeza – é indispensável e igualmente importante.
Cerca de 27 mil voluntários empenharam-se, durante o fim-de-semana, na recolha em estabelecimentos comerciais, transporte, pesagem e separação dos produtos. Trata-se da maior acção de voluntariado organizada em Portugal, mostrando que a acção conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada, comenta Isabel Jonet. a campanha decorreu em 1. 323 superfícies comerciais das zonas de abrantes, algarve, aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu. a acção realiza-se duas vezes por ano desde 1992.
até 6 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos alimentares Contra a Fome através da Campanha ajuda Vale , presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de açúcar, Lidl, Modelo/Continente. Nesses estabelecimentos serão disponibilizados em suportes próprios cupões-vale de cinco produtos seleccionados (azeite, óleo, leite, salsichas e atum). Cada cupão representa uma unidade do produto, por exemplo, 1 litro de azeite . Para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos alimentares, o cupão refere de forma clara a identificação do tipo de produto, da unidade e do correspondente código de barras, através do qual é efectuado o controlo das dádivas.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a mais de 1650 Instituições de Solidariedade Social. Deles beneficiarão cerca de 267 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas, anuncia a organização dos Bancos alimentares. Para além disso, continua nas grandes superfícies a recolha de excedentes que teriam como destino provável a destruição. São recolhidos no estrito respeito pelas normas de higiene e de segurança alimentar, assegura Isabel Jonet. Os Bancos alimentares Contra a Fome lutam deste modo contra a lógica de desperdício e de consumismo, apanágio das sociedades actuais.