Uma saia pelo joelho foi motivo para 50 chicotadas, no Sudão. a jovem de 16 anos foi castigada de imediato, sem que os pais fossem avisados
Uma saia pelo joelho foi motivo para 50 chicotadas, no Sudão. a jovem de 16 anos foi castigada de imediato, sem que os pais fossem avisadosNo Sudão, mais uma mulher foi presa por causa de uma peça de roupa. a rapariga deslocava-se ao mercado, nas proximidades da sua zona de residência, quando foi detida por um polícia. Foi arrastada pelo mercado e tratada como se fosse uma criminosa, queixa-se a mãe. a jovem sudanesa foi apresentada a um juiz que a condenou a cinquenta chicotadas. Segundo o jornal Le Monde,a sanção foi aplicada de imediato, sem o prévio aviso dos pais, e perante o olhar do magistrado. Silva Kashif apenas usava uma saia pelo joelho, tal como muitas raparigas da sua idade – alega o advogado. azhari al-Hadj adiantou, ainda, que a lei proíbe que um menor seja chicoteado.
a Charia, lei religiosa em vigor no Sudão, restringe o vestuário das mulheres. Impede-as de usar certas peças de roupas, como calças ou saias curtas. Recentemente, uma jornalista sudanesa foi condenada por usar calças num local público. O caso deu a volta ao mundo. a mulher serviu-se da sua história para chamar a atenção da comunidade internacional para a situação das mulheres sudanesas. associações de direitos humanos consideram que a lei é demasiada generalista em relação à indumentária, dando espaçoparaabusos das autoridades.