Três jovens efectuaram o seu compromisso missionário de entrada nos Leigos Missionários da Consolata, a 28 de Novembro, em Fátima
Três jovens efectuaram o seu compromisso missionário de entrada nos Leigos Missionários da Consolata, a 28 de Novembro, em FátimaEu (. . ), cheia de gratidão pelo grande amor de Jesus Cristo, desejo responder ao seu chamamento para viver, de forma laical, o empenho baptismal como uma escolha para a vida ao serviço da missão ad Gentes. Quero partilhar com o Instituto Missionário da Consolata, o carisma, o espírito e o projecto missionário do Beato José allamano, no estrangeiro ou em pátria. Que Nossa Senhora da Consolata me ajude a perseverar nesta minha vocação. Ámen.
Esta foi a fórmula repetida pelos três elementos, duas da comunidade de Águas Santas e uma de Lisboa, que marca a entrada de um Leigo Missionário da Consolata (LMC) na comunidade Nacional. Lígia Cipriano, Sandra Moreira e Ketta Cabral formalizaram o seu compromisso para com os LMC e o instituto, durante a celebração da Eucaristia, durante o retiro de advento, em Fátima. O compromisso é repetido durante a renovação dos votos laicais, todos os anos, durante a Festa de Nossa Senhora da Consolata.
Elas são sinal, para nós e para o mundo, de um fogo que não é delas, é da missão que se quer espalhar e contagiar o mundo inteiro, afirmou o padre Luís Maurício que presidiu à Eucaristia onde decorreu este acto simbólico. Durante a homilia, tendo por base as leituras do primeiro domingo de advento, o missionário da Consolata assinalou que o tempo que medeia até ao Natal é de espera. E que deve ser aproveitado para purificar o coração, acrescentou.
Durante o último fim-de-semana de Novembro, os LMC encontram-se reunidos em Fátima para o seu retiro de advento. Estão a ser acompanhado na reflexão pelo missionário da Consolata, Ramón Casallas, que chegou recentemente a Portugal e se encontra a trabalhar na comunidade de Águas Santas.