UNESCO seleccionou os candidatos ao Prémio Rei Hamad Bin Isa al-Khalifa. Reitor de escola russa e iniciativa jordana escolhidos entre 39 projectos
UNESCO seleccionou os candidatos ao Prémio Rei Hamad Bin Isa al-Khalifa. Reitor de escola russa e iniciativa jordana escolhidos entre 39 projectosTrinta e nove projectos de 29 países candidataram-se a um prémio que visa incentivar o uso de tecnologias de informação e comunicação (hoje vulgarmente designadas por TIC) na educação. as Nações Unidas têm alertado para a importância destas no desenvolvimento de nações mais pobres.
O reitor do Instituto de Ensino aberto de Moscovo e o Ministério da Informação e Tecnologia de Comunicação foram os vencedores deste galardão anual das Nações Unidas. Foi a UNESCO que seleccionou os projectos candidatos ao Prémio Rei Hamad Bin Isa al-Khalifa.
Sob a liderança do reitor alexei Semenov, o Instituto de Ensino aberto de Moscovo forneceu formação profissional a cerca de 30 mil professores por ano nos últimos 16 anos. Segundo a UNESCO, Semenov desenvolveu programas exemplares para habilitar professores para incluir as TIC no seu trabalho, assim como manuais e guias de professores amplamente utilizados na Rússia e outros países.
Já o Ministério jordano ganhou pela Iniciativa Educativa para este país do Médio Oriente. Lançada em 2003, esta parceria público-privado já formou mais de três mil professores em TIC.