2. 5 milhões de euros foram canalizados por Portugal para projectos de cooperação na américa Latina, em 2009
2. 5 milhões de euros foram canalizados por Portugal para projectos de cooperação na américa Latina, em 2009Os números fazem parte de um relatório que irá ser apresentado durante os trabalhos da cimeira Ibero-americana que tem início no domingo, 29 de Novembro, no Estoril. O documento divulgado pela Lusa revela que há um aumento da cooperação com e entre as nações da américa Latina, a par de queda no apoio internacional para a zona. Em 2009, a cooperação bilateral e multilateral entre os países da américa Latina cresceu 27 por cento.
Os temas que dominarão o encontro no Estoril são a inovação, a tecnologia e o conhecimento. Ferramentas fundamentais para solucionar os problemas de hoje e enfrentar com êxito os que nos colocará o futuro, afirma a vice-presidente do governo espanhol. Esta cimeira será um bom guia para a cimeira entre a União Europeia e a américa Latina e as Caraíbas, salienta Maria Teresa Vega. a cimeira de Maio de 2010, ocorrerá durante a presidência espanhola da União Europeia.
O secretário-geral ibero-americano está confiante que os trabalhos poderão ser um activo para a resolução de conflitos existentes entre os países participantes. Creio que as cimeiras podem ter um contributo importante para todos estes conflitos.com os presidentes presentes, abre-se um espaço para diálogos abertos e fechados que normalmente podem ser elementos para o entendimento final, afirmou. as reuniões do Estoril realizam-se de 29 de Novembro a 1 de Dezembro.