Uma comissão encarregue de mobilizar recursos para apoiar a recuperação e o desenvolvimento em países saí­dos de conflitos devia ser mais utilizada
Uma comissão encarregue de mobilizar recursos para apoiar a recuperação e o desenvolvimento em países saí­dos de conflitos devia ser mais utilizadaO mundo podia fazer melhor uso da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas, encarregue de mobilizar recursos para apoiar a recuperação e o desenvolvimento em países saídos de conflitos. Esta maior utilização foi defendida esta sexta-feira pelo Conselho de Segurança.
Na sequência da Cimeira Mundial de 2005, a ONU criou uma comissão intergovernamental para ajudar os Estados acabados de sair de conflitos a evitarem que caiam de novo na guerra e no caos, fornecendo conselhos estratégicos e tirando partido da competência e das finanças da comunidade inernacional para ajudar com projectos de recuperação.
Na agenda da Comissão estão actualmente quatro países: o Burundi, a Guiné-Bissau, a República Centro-africano e a Serra Leoa. Daí o apelo do Conselho de Segurança para que esta comissão tenha um papel mais actuante no palco internacional.