Um líder aborígene da região amazónica do Brasil vê o seu esforço reconhecido com a atribuição de um prémio a favor do meio ambiente
Um líder aborígene da região amazónica do Brasil vê o seu esforço reconhecido com a atribuição de um prémio a favor do meio ambienteJacir José de Souza é o vencedor do Prémio Chico Mendes de Meio ambiente 2009. O líder indígena de Roraima, a norte do Brasil, vê assim reconhecida a sua luta de mais de 30 anos pela conquista da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. a reserva indígena foi demarcada e legalmente reconhecida, em Março de 2009, pelo Supremo Tribunal Federal.
a nomeação foi divulgada hoje pelo ministério do Meio ambiente. O prémio traduz o reconhecimento de iniciativas, tidas como exemplares, na luta e substituição de medidas pejorativas à região amazónica. Jacir ganhou o primeiro lugar na categoria Liderança Individual. Participou activamente na criação do Conselho Indígena de Roraima.começou a participar nas assembleia-Geral dos Tuxauas, com apenas 20 anos. Convenceu os restantes membros da comunidade tuxauas da região das Serras a criarem conselhos indígenas. Isto, para auxiliar os chefes das comunidades na luta contra o avanço dos garimpeiros, que afectavam a floresta e a vida dos índios.