“Testemunhos da Luz”, uma exposição de cí­rios votivos do museu do Santuário de Fátima será inaugurada a 6 de Dezembro, pelas 16h30
“Testemunhos da Luz”, uma exposição de cí­rios votivos do museu do Santuário de Fátima será inaugurada a 6 de Dezembro, pelas 16h30 a mostra é composta de algumas das mais valiosas velas oferecidas a Nossa Senhora de Fátima. Estará patente até Fevereiro de 2010, no vestíbulo do Convivium’ de Santo agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade.
O objectivo deste este projecto é ajudar os peregrinos a celebrar as festas do Natal, explica o responsável do Departamento de arte e Património (DaP) do Santuário. através da sua figuração, muitas vezes artisticamente trabalhada, as velas agora expostas perenizam-se como símbolos de Cristo Luz do Mundo, fazendo-se solenes testemunhos da Sua luz, explica Marco Daniel Duarte.
Esta exposição tem como tema principal, a luz, lembrando que o Verbo era a luz verdadeira’, conforme escreveu São João no prólogo do seu Evangelho , salienta o director do DaP . as colunas formadas por cera de abelha ou por outra substância gordurosa a revestir um pavio com a finalidade de arder em honra da Mãe de Deus fazem parte da história de Fátima, continuando a ser a oferta mais comum dos peregrinos no Santuário da Cova da Iria e um dos símbolos mais impressionantes dos cristãos que aqui se reúnem em oração nas noites de vigília, recorda.