O patriarca de Lisboa considera urgente fazer radiografia sócio-religiosa do Patriarcado
O patriarca de Lisboa considera urgente fazer radiografia sócio-religiosa do PatriarcadoJosé policarpo defendeu a necessidade de uma radiografia sócio-religiosa da diocese. Na reunião do Conselho presbiteral, que decorreu a 24 e 25 de Novembro, o cardeal manifestou a sua preocupação pelo crescente número de celebrações dominicais na ausência de presbítero. O que existe é uma celebração dominical com ausência de eucaristia, disse.
Em pleno ano sacerdotal, foram apresentadas algumas iniciativas já programadas. assim, serão valorizadas as celebrações das catequeses quaresmais de José Policarpo, acompanhadas de um guião pedagógico, adianta o Patriarcado em comunicado. De 11 de abril a 11 de Maio (dia de chegada de Bento XVI) é proposta uma corrente de adoração eucarística em toda a diocese e é valorizada a viagem a Roma para o encerramento do ano Sacerdotal (entre 9 e 11 de Junho).
No início dos trabalhos, José Policarpo pediu aos sacerdotes que aproveitassem o ano sacerdotal porque a vida do presbitério de Lisboa está a passar por grandes transformações. Uma das transformações apontadas diz respeito à diversidade de padres que vêm de vários pontos do mundo que colaboram nas necessidades pastorais de Lisboa e que devem ser integrados e acolhidos no presbitério.