Os números são recorde. vítimas e agressores são cada vez mais jovens
Os números são recorde. vítimas e agressores são cada vez mais jovens26 mulheres foram assassinadas, desde o início do ano, em Portugal. Em 2008 tinham sido assassinadas 43 mulheres, o número mais alto desde 2004. 64 por cento das mulheres foram mortas por companheiros, maridos e namorados. Em 36 por cento dos casos foram vítimas dos parceiros de quem estavam já divorciadas ou separadas.
Os dados são do Observatório de Mulheres assassinadas (UMaR) divulgados a propósito do Dia internacional para a eliminação da violência sobre a mulher. a maioria das tentativas de homicídio (52 por cento) foi igualmente praticada pelos maridos, companheiros, namorados, com quem a mulher ainda mantém relação de intimidade. Em 23 por cento dos casos, as tentativas foram cometidas por ex-maridos, ex-companheiros e ex-namorados.
Mais de metade dos homicidas (52 por cento) têm entre 36 e 50 anos. 16 por cento dos casos foram perpetrados por homens com mais de 50 anos. No grupo mais jovem, entre os 18 e os 23 anos, foram registados dois casos (8 por cento), o que difere da idade das vítimas, que são, percentualmente, mais jovens.
Quanto às vítimas, têm entre 36 e 50 anos, (52 por cento). No entanto, e distintamente face aos agressores, o grupo seguinte é mais jovem, sendo que sete mulheres entre os 18 e os 23 anos foram assassinadas este ano, representando 24 por cento do total das vítimas mortais, salienta a UMaR.