Os bispos de angola e São Tomé e Prí­ncipe insistem numa dimensão do futebol, habitualmente, pouco valorizada. Os jogos podem veicular valores como a tolerância, partilha e solidariedade
Os bispos de angola e São Tomé e Prí­ncipe insistem numa dimensão do futebol, habitualmente, pouco valorizada. Os jogos podem veicular valores como a tolerância, partilha e solidariedadeOs bispos de angola e São Tomé e Príncipe esperam que a Copa de África manifeste um reforço do diálogo entre pessoas de várias culturas. É uma ocasião para aumentar a estima e o respeito pelo outro e para construir uma amizade que vai além das barreiras da raça, cultura ou política, defendem, numa nota pastoral, citada pela agência Fides. a Copa de África é patrocinada pela Confederação africana de Futebol e realiza-se entre 10 e 31 de Janeiro de 2010.
O evento permite redescobrir a importância do desporto, a fim de promover valores como a lealdade, perseverança, amizade, partilha, tolerância, respeito pela verdade e solidariedade, consideram. Os prelados apelam os jogadores e agirem com dignidade e os jornalistas a trabalharem com seriedade. aconselham os profissionais da comunicação a nãodifundir histórias sem fundamento e aproveitar situações que podem criar tensões e conflitos na opinião pública.
O diálogo entre pessoas de diferentes culturas, e em particular de diferentes religiões, está a ganhar espaço, na mente das pessoas e na agenda política de dirigentes internacionais. O Papa Bento XVI já mostrou claramente o seu empenho na questão, nomeadamente através da sua recente viagem a África. Em termos políticos, destaca-se Barack Obama. O presidente norte-americano tem feito do diálogo inter-religioso uma das prioridades do seu mandato, contrastando com o seu antecessor.