O ser humano vive além das suas possibilidades, prejudicando o planeta e o futuro das próximas gerações – defende uma organização canadiana
O ser humano vive além das suas possibilidades, prejudicando o planeta e o futuro das próximas gerações – defende uma organização canadianaO impacto ecológico do homem sobre o planeta aumentou 22 por cento em relação ao decénio anterior. O aumento da população e do respectivo consumo é responsável por este agravamento. Um planeta e meio seria a superfície necessária ao ser humano, para ele produzir todos os recursos que consome no espaço de um ano para se alimentar, vestir, deslocar-se, aquecer-se, entre outras coisas. O exemplo da organização não governamental canadiana, Global Footprint Network,é avançado pelo jornal francês, LeMonde.
Estamos a gastar muitodepressa os recursos do planeta e produzimos mais lixo do que a terra consegue absorver, afirma Mathis Wackernagel, presidente da organização. a desflorestação, o aumento do deserto, aexploração excessiva dos recursos marítimos, o aumento do dióxido de carbono na atmosfera, para o responsável, é exemplo disso. a organização revela que as necessidades da humanidade já ultrapassaram as capacidades produtivas da terra, desde 1986. Desde então, os homens vivem além das suas possibilidades, comprometendo o meio-ambiente e a vida das gerações futuras.