Uma evolução muito discreta, mas, ainda insuficiente. a situação do ví­rus da Imunodeficiência Humana (HIV) a nível global regista algumas melhorias
Uma evolução muito discreta, mas, ainda insuficiente. a situação do ví­rus da Imunodeficiência Humana (HIV) a nível global regista algumas melhoriasEm fins de 2008, cerca de 33,4 milhões de pessoas estavam infectadas com o vírus. Dois milhões de doentes da sida morreram; registaram-se 2,7 milhões de novas infecções, em 2007. a ONUSIDa, agência das Nações Unidas para o combate ao HIV/Sida, revela que a percentagem mundial de portadores dessa doença estabilizou desde 2000. O relatório para o ano de 2007 e 2008 mostra que, apesar dos avanços,omundo ainda temuma grande luta pela frente.
O número de novas infecções e de óbitos tem estado a diminuir em muitos países, até em África. Em 14naçõesdo continente, a percentagem de jovens grávidas infectadas diminuiu, na última década. Em sete países, verificou-se uma quebra superior aos 25 por cento previstos para 2010. Quénia e Botsuana obtiveram os melhores níveis. as melhorias generalizadas devem-se particularmente ao aumento do número pessoas a receber tratamentos antiretrovirais. Porém, ainda é bastante insuficiente: em 9,7 milhões de pessoas que precisam de medicamentos, só 2,9 milhões tiveram acesso a eles.
as mulheres representam metade da população infectada. a África Subsariana continua a ser a zona mais problemática. Reúne 67 por cento dos portadores de HIV e lá ocorreram 75 por cento das mortes registadas, em 2007. as novas infecções que mais preocupam os especialistas surgiram em países ricos e populosos, como a Rússia e Indonésia. Dados recolhidos em 24 países mostram que menos de 40 por cento dos jovens têm conhecimentos sobre a doença.