O Centro Comunitário e a associação de moradores ajudaram a criar a amizade que, hoje, existe entre os moradores. a melhor recompensa é ver uma criança ou um idoso a sorrir – assegura Felicidade Nunes
O Centro Comunitário e a associação de moradores ajudaram a criar a amizade que, hoje, existe entre os moradores. a melhor recompensa é ver uma criança ou um idoso a sorrir – assegura Felicidade NunesO Zambujal está a crescer em fé. ao domingo nota-se que as pessoas vêm com alegria às celebrações. Foi uma grande iniciativa esta comunhão entre as várias etnias do bairro, declara Felicidade Nunes. a presidente da associação de moradores, a Partilha, assistiu com emoção à renovação de votos deJoão amâncio,seminarista da Consolata. Considera que o centro Comunitário, onde se realiza a missa, é muito importante para a comunidade. as pessoas sentem-se úteis umas as outras. É mesmo uma questão de união, assegura.
a associação de moradores, de mãos dadas com os missionárias da Consolata a trabalhar no local, nomeadamente José Matias, deram o primeiro impulso para que os moradores do bairro do Zambujal se unissem. Passou a haver diálogo entre as pessoas, o que não existia dantes. Isso é muito importante, reforça a fundadora d’ a Partilha. O Zambujal está a crescer a nível humano e social. Hoje já se fazem grande projectos. Já se nota a boa vontade das entidades. Felicidades Nunes refere trabalhos comunitários, um programa alimentar para os mais carenciados, o Zambujal Melhora – um projecto urbano, para o qual há grandes expectativas.
Depois da evolução social, pretende-se agora algumas melhorias nas estruturas físicas. O Zambujal Melhora vai envolver jovens e desempregados, numa acção que visa a remodelação de habitações degradadas, melhorar a qualidade ambiental do bairro e promover e economia social local. Isto vai dar outra dinâmica. as pessoas estavam descrentes, mas agora, já se vê um sorriso, explica a presidente da associação. O que mais me comove é ver um sorriso na boca de uma criança ou de um idoso. Sem dúvida que é o melhor prémio que sepode ter, confessa.