O dinamismo da população do Zambujal surpreendeu João amâncio. «é muito gratificante» sentir o interesse das pessoas por mim e pela renovação dos meus votos – confessa
O dinamismo da população do Zambujal surpreendeu João amâncio. «é muito gratificante» sentir o interesse das pessoas por mim e pela renovação dos meus votos – confessaSinto-me muito bem por estar no meio de pessoas humildes. Gosto e acho que faz parte da minha missão, afirma o seminarista da Consolata. Estar num bairro problemático da periferia da capital torna a experiência mais intensa. Dá-nos mais força para enfrentar barreiras e dificuldades. Convivendo com pessoas simples, mas que sabem partilhar, aprende-se muito, assegura João amâncio, à Fátima Missionária.
Passaram, apenas, dois meses desde que João amâncio chegou ao bairro. Contudo, já foi tempo suficiente para se gerar um clima de interesse. Vejo que as pessoas se interessam por mim, pela minha vocação e pela renovação dos meus votos. É muito gratificante, declara. a atenção da comunidade pela cerimónia surpreendeu-o. Não esperava tanto. Impressionou-me. Senti que sou valorizado, confessa. apesar de estar longe da minha família, sinto-me como se estivesse em casa. Sinto-me muito realizado.
O seminarista recorda que quando veio para Portugal não sabia onde ficaria colocado. a notícia de que ficaria a trabalhar no Zambujal foi, contudo, uma agradável surpresa. Eu já tinha ouvido falar do bairro. Sabia que era problemático, mas que tinha uma missão de evangelização muito bonita, explica. Eu apaixonei-me por esta realidade! Ultrapassa todas as minhas expectativas, assegura.