Um monumento foi inaugurado este domingo, 22 de Novembro, como gesto de homenagem aos obreiros do santuário do Cristo Rei, em almada
Um monumento foi inaugurado este domingo, 22 de Novembro, como gesto de homenagem aos obreiros do santuário do Cristo Rei, em almada Estes homens foram corajosos. É de Justiça nós recordarmos aqueles que contribuíram para se construir este ex-líbris de Portugal , afirmou o reitor do santuário, Sezinando alberto, citado pelo Jornal de Notícias. O bispo de Setúbal, Gilberto Canavarro dos Reis, assinalou que o Cristo Rei foi fruto conjugado de uma nação . O bispo auxiliar de Lisboa, Tomaz da Silva Nunes salientou que, no monumento, o cardeal Cerejeira aparece aqui envolvido numa multidão de pessoas, o que me faz pensar que o futuro não é obra de um homem ou de uma mulher, mas do povo .
a obra do arquitecto Sousa araújo está colocada à entrada do edifício de acolhimento do Santuário. Trata-se de um busto do cardeal Manuel Cerejeira, ideólogo do projecto, que se apresenta de mãos abertas e cabeça erguida para o céu, simbolizando o empenho que demonstrou na concretização do projecto. No monumento é feita uma referência ao padre Sebastião Pinto, responsável pela campanha de angariação de fundos para a construção. ali estão inscritos os nomes de todos os bispos envolvidos na edificação do Cristo Rei.
O santuário presta homenagem ao episcopado português que a 20 de abril de 1940, junto a uma imagem de nossa Senhora de Fátima, fez o voto de erguer um monumento a Cristo Rei e centro de todos os corações se Portugal fosse poupado à II Guerra Mundial , pode ler-se numa das inscrições feitas na pedra, deste monumento benzido na festa de Cristo Rei.