Leite, açúcar, manteiga e cereais são os alimentos base que fazem parte do plano de ajuda da União Europeia para 2010. Tudo no valor de 478 milhões de euros
Leite, açúcar, manteiga e cereais são os alimentos base que fazem parte do plano de ajuda da União Europeia para 2010. Tudo no valor de 478 milhões de eurosCom a adesão de 19 dos 27 estados membro, o plano é gerido pela Comissão para a agricultura. Trata-se de uma ajuda concreta da União Europeia (UE) a favor das pessoas mais desfavorecidas da nossa sociedade, esclarece Mariann Fischer Boel, comissária. É essencial que [o plano] seja executado de maneira correcta para que os produtos sejam distribuídos a quem deles necessita.
a colaboração entre a UE e os governos nacionais centra-se na distribuição gratuita de alimentos às pessoas que vivem em condições de pobreza. E acrescenta: Os beneficiários são as famílias em dificuldade, os idosos com meios de subsistência insuficientes, as pessoas sem tecto, deficientes, crianças em risco, trabalhadores com rendimento baixo, migrantes.
Se bem que na UE o teor de vida esteja entre os mais elevados do mundo, há pessoas que não têm acesso a uma alimentação adequada, esclareceu a comissária. Os dados mais recentes apontam que, em média, 17 por cento da população vive abaixo ou no limiar da pobreza alimentar. Isto significa, por exemplo, não conseguir comer uma refeição equilibrada de dois em dois dias.