a amnistia Internacional pede ao governo australiano para acabar com a discriminação exercida contra povos indígenas, ao longo de dezenas de anos
a amnistia Internacional pede ao governo australiano para acabar com a discriminação exercida contra povos indígenas, ao longo de dezenas de anos a secretária-geral da organização, Irene Khan, denunciou a passividade política, nas últimas décadas, perante as péssimas condições de vida dos índios. Pede ao actual primeiro-ministro, Kevin Rudd, para concertar o erro no futuro. Denuncia cenas de terceiro mundo num país, dito desenvolvido. Tanta miséria é inadmissível, perante o nível de desenvolvimento da austrália, considera a responsável.
De acordo com a organização para a defesa dos direitos humanos, 45 mil índios da região norte do país continuam discriminados pelo estado, sem os devidos serviços da segurança social. O governo não conseguirá assegurar uma protecção duradoira das mulheres e crianças, sem uma política baseada nos direitos humanos – defendeu Irene Khan. Á semelhança dos restantes cidadãos australianos, as populações aborígenes isoladas merecem respeito, segurança e protecção, afirmou. Uma acção de emergência não chega para garantir esses direitos durante muito tempo – lembra.