Estar com o povo torna a cerimónia «especial», confessa o futuro padre. após dois meses no Zambujal, João amâncio já se sente integrado e estimado pela população
Estar com o povo torna a cerimónia «especial», confessa o futuro padre. após dois meses no Zambujal, João amâncio já se sente integrado e estimado pela populaçãoSinto-me feliz, tranquilo e sereno por renovar o sim a este chamamento que me foi feito há já algum tempo, afirmava o seminarista, momentos antes do início da celebração. a renovação dos votos decorreu, hoje,perante os olhares de admiração de vários fiéis católicos do bairro do Zambujal. Estar com o povo, neste dia, foi para João amâncio motivo de alegria. Para mim é muito mais especial estar num bairro da periferia, até porque eu sou de uma família muito simples e já vivi em favelas onde convivi com pessoas pobres.
a missa foi concelebrada pelos padres, Norberto Louro, Luís Maurício, e Elísio assunção. Norberto Louro começou por explicar a importância da cerimónia aos presentes. Fazer os votos é escolher Jesus, declarou. João amâncio renunciou ao seu ninho, à sua família, à beleza do Brasil [país de origem] para estar junto da comunidade do Zambujal. Não é para fugir dos homens, mas para estar mais disponível, esclareceu o sacerdote.
Um coro jovem e numeroso animou a celebração que encheu o Centro Comunitário do Zambujal. até os mais pequenos deram o seu contributo. Uns, dando voz aos cânticos, com alegria; outros, como acólitos. O futuro padre agradeceu a presença dos missionários da Consolata, dos moradores, e dos restantespresentes neste dia especial. Senti-me como se estivesse em casa, na minha comunidade, declarou João amâncio, no fim da cerimónia. até recebi flores, pela primeira vez minha vida, agradeceu, em tom de brincadeira.