as melhorias registam-se, particularmente, ao nível da saúde e educação. a esperança média de vida passou de 57,7 para os 71 anos, nas últimas três décadas
as melhorias registam-se, particularmente, ao nível da saúde e educação. a esperança média de vida passou de 57,7 para os 71 anos, nas últimas três décadasO Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)em Marrocos aumentou, de forma surpreendente, apesar de se manter longe do topo da tabela. Dos 182 países avaliados, o país do norte de África ficou com a 130a posição. a classificação é baixa, mas a média melhorou consideravelmente, nas últimas três décadas. assim, o IDH passou de 0,473, em 1980, para 0,654, em 2007, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009. O documento, divulgado no mês passado, revela que, se o crescimento se mantiver, o país passará a integrar o grupo de nações com um alto desenvolvimento humano.
a educação foi o sector que mais pesou para esta evolução. a taxa de cidadãos alfabetizados cresceu 84 por cento, nos últimos trinta anos. actualmente, 55,6 por cento da população sabe ler e escrever. Também há mais jovens a estudar,nomeadamentemulheres. Marrocos destaca-se pelo combate à discriminação de género. as mulheres ganham terreno na sociedade. Hoje em dia, perto de metade da população feminina está alfabetizada. Este é o grande desafio para os países árabes, considera Flávio Comim, coordenador do estudo.
O investimento na melhoria das condições de vida da população também se reflectiu no IDH. Na década de 80, em contexto de crise económica, o país adoptou uma política de combate às favelas. Transformou-as em bairros urbanos com saneamento básico e serviços de saúde. a diminuição do número de filhos por cada mulher e da mortalidade infantil contribuíram para a evolução da situação da saúde da população. a esperança média de vida aumentou de 57,7 para 71 anos, no mesmo período.