Milhares de católicos, entre eles portugueses celebraram na quarta-feira os 300 anos da aparição da Senhora de Chiquinquirá
Milhares de católicos, entre eles portugueses celebraram na quarta-feira os 300 anos da aparição da Senhora de Chiquinquirá Não tenho palavras para exprimir a emoção que sinto por estar aqui. O dourado do andor, a música e os cânticos, os milhares de pessoas que expressam a sua fé pela Senhora da Chiquinquirá, produzem-me uma sensibilidade e energia que não sei como escrever , explicou Trindade Ornelas em contacto telefónico com a agência Lusa. a cerimónia decorreu na basílica de Maracaibo, no estado venezuelano de Zúlia (800 quilómetros a oeste de Caracas).
Segundo reza a tradição, entre os primeiros conquistadores do novo reino de Granada encontrava-se antónio de Santana, grande devoto da Virgem do Rosário e administrador dos povoados de Suta e Chiquinquirá. Na casa que mandou construir quis colocar uma uma imagem da Mãe de Deus e mandou pintar uma imagem de Nossa Senhora do Rosário numa manta de algodão. a manta era mais larga que comprida. Para que não ficassem vazios os lados da Mãe de Deus, mandou pintar Santo andré, o apóstolo, e Santo antónio de Pádua, um de cada lado.
a imagem foi colocada numa moldura e exposta no altar da capela.com o passar dos anos, a pintura ficou quase apagada e a manta rasgada. a viúva de antónio de Santana muda de casa, mas leva consigo o quadro.
a 26 de Dezembro de 1586, a imagem até então desgasta, aparecia com cores vivas e claras, tão fortemente que resplandeciam por toda a capela. Pio VII declarou a Senhora de Chiquinquirá patrona da Colômbia em 1829. a imagem foi canonicamente coroada em 1919.