Sensibilizar o mundo para a prevenção do abuso de infantil é o objectivo de várias iniciativas que decorrem neste dia
Sensibilizar o mundo para a prevenção do abuso de infantil é o objectivo de várias iniciativas que decorrem neste diaSensibilizar a sociedade para o combate à violência contra a criança, minimizando o seu sofrimento que põe em risco a integridade física e psicológica da mesma, é um dos objectivos do protocolo que é assinado em angola, entre o Instituto Nacional da Criança (INaC) e a organização não governamental CCF . a intenção é, também, destacar o problema do abuso, e levar a sociedade a denunciar casos e a intervir urgentemente na difusão de programas de prevenção e de se criar e sustentar medidas de protecção dos menores.
O INaC tem ainda agendada uma palestra sobre o tema a Convenção sobre os direitos da criança e uma campanha de sensibilização sobre a violência infantil, com exibição de filmes educativos nos mercados informais.
No Brasil é lançado um projecto internacional de prevenção, educação e pesquisa sobre maus tratos contra bebés. a iniciativa resulta da parceria de diversas entidades: Laboratório de análise e Prevenção da Violência (LaPREV) e associação V. E. R. a. (São Paulo), Centro de Estudos Integrados da Infância, adolescência e Saúde (Rio de Janeiro) Instituto Zero a Seis (São Paulo), Instituto Integral do Jovem (Rio Grande do Sul), Grupo Especial de Interesse em Saúde da Criança e do adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal) e Hospital Infantil de Westmead (austrália).
O projecto envolve a orientação de pais, educadores, profissionais de saúde, gestores, cuidadores e todos os interessados para a prevenção de maus tratos em crianças. Será distribuído material educativo para populações de risco no Brasil, em Portugal e nos países da américa Latina.