Treze milhões de dólares são necessários para cobrir gastos com alimentos, abrigos, água e saneamento, educação, agricultura e reconstrução rápida
Treze milhões de dólares são necessários para cobrir gastos com alimentos, abrigos, água e saneamento, educação, agricultura e reconstrução rápidaUm apelo de 13 milhões de dólares – pouco mais de 8,7 milhões de euros – para ajuda de emergência a El Salvador foi lançado esta quarta-feira pelas Nações Unidas e os seus parceiros. Esta verba servirá para prestar apoio imediato, durante seis meses, a 75 mil vítimas do furacão Ida, cobrindo os gastos com alimentos, abrigos, água e saneamento, educação, agricultura e reconstrução rápida.
Os efeitos dos desastres relacionados com inundações são particularmente perigosos para os sobreviventes, se não forem tomadas medidas rapidamente, porque há o risco de doenças transmitidas e relacionadas com a água, afirmou o coordenador de ajuda de emergência da ONU, John Holmes, referindo-se ao furacão que matou mais de 190 pessoas e deixou mais 80 desaparecidas. Há ainda 15 mil abrigadas em acampamentos, escolas, igrejas e outros urbanística.
Estamos, portanto, a pedir aos doadores para responderem rapidamente a este apelo, para que a assistência possa ser fornecida aos afectados, sem demora, rematou Holmes.