Estava nomeada para um, mas arrecadou dois prémios. a portuguesa Maria da Conceição venceu o prémio de Mulher do ano nos Emirados írabes Unidos
Estava nomeada para um, mas arrecadou dois prémios. a portuguesa Maria da Conceição venceu o prémio de Mulher do ano nos Emirados írabes Unidos a portuguesa de 32 anos, que vive e trabalha há seis anos no Dubai como assistente de bordo da Emirates airlines, estava nomeada na categoria de Humanitária do ano. Mas a jovem a acabou por vencer também o galardão principal, tendo sido escolhida entre 19 finalistas.
O primeiro prémio [Humanitária do ano] achava que tinha hipóteses de ganhar, mas o segundo [Mulher do ano] foi uma completa surpresa , confessou ao Expresso após a cerimónia. Fiquei completamente em estado de choque. Tremi como se a temperatura tivesse baixado dos 0 ºC e quase desmaiei. Foi muito intenso .
Mais importante que o prémio, Maria da Conceição defende que esta distinção dá visibilidade para captar patrocínios e vai permitir dar novas asas aos projectos. a assistente de bordo recorda que das 400 pessoas presentes na sala, muitos vieram falar comigo para apoiar a minha acção humanitária. São pessoas com muito dinheiro, que, se quiserem, podem ajudar a fazer uma grande diferença .
Com este impulso, Maria ambiciona agora abrir um orfanato no Brasil, que baptizará de Flora em homenagem a uma benemérita que faleceu recentemente. Pretende ainda avançar com um projecto que visa mostrar novos horizontes às crianças das favelas de Daca, através de programas de férias em países estrangeiros. Queremos ligar as crianças das favelas ao mundo, mostrar-lhes que há mais do que a pobreza que conhecem. Isso irá permitir-lhes aumentar a sua confiança e acreditar que o mundo pode ser melhor , afirmou.
Dhaka Project
Depois de uma escala de 24 horas na capital do Bangladesh e ter regressado ao Dubai chocada com a miséria humana que encontrou, Maria da Conceição avançou para o Dhaka Project . O objectivo é dar uma oportunidade de vida a mais de meio milhar de crianças carenciadas da comunidade de Gawair, nos arredores de Daca, onde meio milhão de pessoas tenta sobreviver com menos de um euro por dia.
Graças ao projecto, as crianças vão à escola, recebem livros, uniformes, duas refeições diárias e cuidados de saúde, incluindo vacinas que, por serem tão caras para a realidade do país, lhes estariam vedadas. Também muitos pais recebem formação profissional para conseguirem procurar um emprego. algumas das mulheres que receberam formação no salão de beleza criado por Maria arranjaram trabalho em Daca e alguns homens conseguiram emigrar para o Dubai. Para saber mais sobre Maria e o Dhaka Project.