«Estou certo que vai insistir aqui em certos valores, à luz da mensagem de Fátima». Esta é a convicção do Cardeal Saraiva Martins, a propósito da visita de Bento XVI a Fátima
«Estou certo que vai insistir aqui em certos valores, à luz da mensagem de Fátima». Esta é a convicção do Cardeal Saraiva Martins, a propósito da visita de Bento XVI a FátimaÀ margem da conferência sobre a encíclicaCaritas in veritate,em Fátima,o purpurado disse aos jornalistas que a tónica do discurso do Pontífice vai assentar nos valores que talvez a sociedade portuguesa tenha esquecido um bocadinho, como a partilha, igualdade, solidariedade, na base do progresso humano.
a sociedade se não tiver valores humanos e cristãos nunca pode vir a ser uma sociedade feliz, realizada. Mesmo a depressão económica que assistimos nunca poderá ser superada se não for superada esta espécie de pressão moral, sublinhou.
O cardeal português reafirmou ainda que o matrimónio é uma categoria, uma realidade única e nenhuma outra realidade se pode confundir com esta. a união de pessoas do mesmo sexo será outra coisa, outra realidade que não o casamento, sublinha reafirmando a sua posição tornada pública em Fevereiro deste ano, no Casino da Figueira, durante a iniciativa 125 minutos com, em que foi entrevistado por Fátima Campos Ferreira. O prefeito emérito da Congregação para a causa dos santos defende ainda que todos os homens tem direitos e os governos tem de conceder esses direitos, mas não se pode confundir uma realidade que é o matrimónio com outra realidade muito diferente. E em matéria de adopção volta a reafirmar que uma criança precisa de um pai e de uma mãe e não de dois pais ou de duas mães.