Educação social e cultura unem-se num projecto que visa a valorização dos jovens habitantes e da riqueza patrimonial de comunidades locais
Educação social e cultura unem-se num projecto que visa a valorização dos jovens habitantes e da riqueza patrimonial de comunidades locaisUma escola de artes e ofíciosde Fortaleza, no nordeste do Brasil, desenvolve um projecto de educação patrimonial, Património para Todos. O programa destina-se a jovens entre os 16 e 21, residentes em bairros pobres e que se encontrem numa situação de exclusão sociocultural. Pretende envolvê-los numa acção de preservação do património público.
No total, 14 ateliers com capacidade para 20 alunosestão a decorrer em Fortaleza, desde9 de Novembro. Os participantes serão ensinados a valorizar e preservar o património das suas comunidades, podendo registar num blog as manifestações culturais que encontrarem. Os jovens são chamados a redescobrir a história das localidades que habitam, fortalecendo o sentimento de cidadania. Os participantes devem sentir-se sujeitos activos na manutenção da sua comunidade, com capacidade de actuação.