a primeira mulher a assumir a direcção do orgão das Nações Unidas vai manter o investimento na diversidade cultural. Mas, a educação, base de uma sociedade mais justa, é prioritária
a primeira mulher a assumir a direcção do orgão das Nações Unidas vai manter o investimento na diversidade cultural. Mas, a educação, base de uma sociedade mais justa, é prioritária a nova directora-geral da UNESCO [Orgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura],Irina Bokova, assumiu o cargo oficialmente, a 15 de Novembro de 2009. Consciente das responsabilidades, aproveitou a ocasião para passar uma mensagem de confiança à comunidade internacional. Pretendo levar o mundo para uma nova era de paz. Quero mostrar que a solidariedade internacional satisfaz muito mais a humanidade do que a indiferença. Não há fronteiras que separam a felicidade da tristeza, nem a força da fraqueza, afirmou.
Irina Bokova assume a educação como a sua grande prioridade. O sector desempenha uma função central: É a base fundamental de uma sociedade mais justa. Pretende manter a aposta na diversidade cultural, levada a cabo pelo seu antecessor. Tolerância, diversidade e diálogo intercultural são palavras-chave na acção futura da UNESCO.comprometeu-se em servir todas as nações e povos do mundo no combate à exclusão, através da erradicação da alfabetização e miséria.