as mulheres do norte de África servem de modelo ao continente, quanto ao respeito dos seus direitos. Marrocos e Tunísia destacam-se nesta luta do sexo feminino
as mulheres do norte de África servem de modelo ao continente, quanto ao respeito dos seus direitos. Marrocos e Tunísia destacam-se nesta luta do sexo femininoEm muitos países de África, começa a nascer a consciência de que a emancipação das mulheres é fundamental à própria sociedade. Em Marrocos, o casamento já acontece com divisão de bens. as mulheres continuam donas dos seus pertences, mesmo depois de casadas, um direito conferido pela própria lei islâmica. Já podem dar a sua nacionalidade aos filhos, quando unidas a homens estrangeiros, avança o jornal afrik.com.
No sector da educação, verificaram-se grandes esforços. a maioria das meninas da região do Magreb vão à escola. Os estudos fomentaram a mudança a social, através da alteração de mentalidades em relação à condição do sexo feminino. as magrebinas começam a conquistar espaço na cena económica e académica. Reivindicam igualdade de oportunidades e já trabalhampor gosto num trabalho escolhido por elas.
O acesso aos serviços de saúde melhorou e já se fazem ouvir quanto à decisão de ter filhos. a taxa de maternidade reduziu bastante. Quando em 1970, a média era de 6 filhos por mulher; actualmente, está reduzido a dois, em Marrocos, Tunísia e argélia. O sector político também já conta com uma forte presença feminina, tanto no parlamento como nas assembleias municipais.
Contudo e apesar da evolução considerável, ainda há muitas reticências em relaçãoà igualdade de direitos entre homens e mulheres. Os mais conservadores consideram tratar-se de uma imposição dos valores ocidentais e de um desvio em relação às regras do Islão.