O director-geral da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação criticou a ausência de um calendário concreto e objectivos quantificáveis das ajudas a destinar para erradicar a fome
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação criticou a ausência de um calendário concreto e objectivos quantificáveis das ajudas a destinar para erradicar a fomeJacques Diouf lamentou, particularmente, a recusa dos governantes em fixar 2025 como data limite para a total erradicação da fome no mundo. ainda assim, o senegalês elogiou a clara vontade de erradicar a fome, expressa durante o primeiro dia da cimeira, que abriu novas perspectivas na luta contra a fome e a pobreza. Os participantes fixaram vários objectivos estratégicos – como a erradicação da fome no mundo através de um reforço do financiamento à agricultura – mas sem quantificar os seus compromissos neste domínio, adianta a aFP.
Nós comprometemo-nos a adoptar medidas destinadas a erradicar de maneira definitiva a fome o mais cedo possível , diz o documento, que reitera a necessidade de alcançar até o ano de 2015 as metas do primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, de reduzir para metade o número de pessoas – cerca de 400 milhões – que passavam fome em 1996. Sessenta chefes de Estado e governo, além do Papa Bento XVI, participaram do primeiro dia da cimeira marcada pela ausência de líderes das maiores potências industrializadas. Na cerimónia de abertura participaram, entre outros, o presidente do Brasil, Lula da Silva; o dirigente líbio Muamar Kadafi e o controverso presidente do Zimbabué, Robert Mugabe.