O governo chinês nega a existência de prisões clandestinas. Os detidos são sujeitos a diversos maus-tratos, sem haver qualquer acusação – revela uma organização
O governo chinês nega a existência de prisões clandestinas. Os detidos são sujeitos a diversos maus-tratos, sem haver qualquer acusação – revela uma organizaçãoGraves violações aos direitos do homem ocorrem em prisões negras da China. Os detidos são raptados na rua por agentes de autoridade governamentais e são encarcerados em centros de detenção ilegais, sem qualquer explicação. a denúncia é feita por uma organização de direitos humanos que conseguiu obter vários depoimentos de antigos prisioneiros. a Human Rights Watch constatou que a maioria das vítimas habitam zonas rurais. as detenções desumanas ocorrem quando estas se deslocam a Pequim ou outras grandes cidades para defenderem os seus direitos. São assim dissuadidos de reclamarem por questões como a tomada ilegal de terrenos.
O governo chinês nega a existência de tais prisões. a HRW revelaque os aprisionamentos ilegais ocorrem emhotéis, lares e hospitais psiquiátricos do estado. a organização exige a abertura de um inquérito para averiguar responsabilidades. Considera que tais actos contradizem os supostos avanços em matéria de direitos humanos e respeito pelo estado de direito, anunciados pelo governo.
antigos prisioneiros denunciam violências físicas e psicológicas. além de não haver qualquer tipo de acusação que justifique a prisão, são espancados logo à chegada. Durante a detenção, são mal alimentados, impedidos de dormir, e não têm acesso a tratamentos médicos. as vítimas sofrem ameaças sexuais para ficarem caladas. Não são informadas da identidade dos agentes, nem do tempo que devem permanecer na prisão.