é uma ocasião para reafirmar a “fé nos direitos humanos fundamentais” e ainda na dignidade e valor da pessoa humana
é uma ocasião para reafirmar a “fé nos direitos humanos fundamentais” e ainda na dignidade e valor da pessoa humanaO Dia internacional para a tolerância foi instituído pelas Nações Unidas em 1996. O objectivo é sensibilizar a sociedade civil para a importância dos valores fundamentais e da dignidade da pessoa humana, com actividades dirigidas às escolas e ao público em geral.
O dia 16 de Novembro foi escolhido como reconhecimento à Declaração de Paris, que fez parte do evento sobre o esforço internacional do ano das Nações Unidas para a Tolerância (1995). O ano foi proclamado por sugestão da Conferência geral da UNESCO, cujos estados membros tinham aprovado, a 16 de Novembro de 1995, a Declaração de princípios sobre a tolerância e o Plano de acção.
Neste documento afirmavam que a tolerância, nem concessão nem indulgência, é fundamentada no respeito e na apreciação da riqueza e da diversidade das nossas culturas, dos nossos modos de expressão e das nossas maneiras de exprimir a condição humana. São assim reconhecidos, através do princípio da tolerância, os direitos universais da pessoa humana e as liberdades fundamentais do outro.