Reúne diferentes etnias e raças. Ganhou má fama devido a problemas como a droga e delinquência juvenil. Porém, algumas iniciativas trouxeram melhorias notáveis
Reúne diferentes etnias e raças. Ganhou má fama devido a problemas como a droga e delinquência juvenil. Porém, algumas iniciativas trouxeram melhorias notáveisO Bairro do Zambujal está localizado na Buraca, freguesia da amadora. Situa-se a poucos quilómetros da Grande Lisboa e pertence ao grupo de localidades da periferia da capital, frequentemente referenciadas pela negativa. Os problemas sociais que as caracterizam conferem-lhe uma certa má fama.
Porém, trata-se de um bairro com muito para dar,que tem verificado uma grande evolução, nos últimos anos. a população pode contar com o apoio da associação de moradores a Partilha. O Zambujalé tambémum espaço de missão ad Gentes’ para os missionários e missionárias da Consolata (MC). Lá desenvolvem actividades sociais e de educação para o desenvolvimento. Este ano realizou-se a 5a Festa do padroeiro do Bairro do Zambujal, uma iniciativa dos MC, que une a população numa celebração religiosa.
Um dos organizadores, Victor Montenegro, explica: O Zambujal, é um bairro social onde existe uma grande diversidade de culturas e a convivência nem sempre foi pacífica. Considera que o empenho e dedicação de algumas pessoas fizeram com que a diferença e os conflitos dessem lugar ao respeito, e isso contribuiu para um bairro melhor. a Festa do Padroeiro é um excelente exemplo disso.