Diariamente são colocados na capelinha das aparições, na Cova da Iria, ramos de flores, oferta dos peregrinos, possivelmente como agradecimento à Virgem por algo que apenas eles sabem
Diariamente são colocados na capelinha das aparições, na Cova da Iria, ramos de flores, oferta dos peregrinos, possivelmente como agradecimento à Virgem por algo que apenas eles sabem a primeira ideia que nos ocorreu foi a da lenda das rosas de Santa Isabel. a rainha era amiga dos mais necessitados e além de os visitar, distribuía alimentos e dinheiro, mas possivelmente sem o conhecimento do marido, o rei D. Dinis.
Um dia o rei reparou que ela procurava disfarçar o que levava no regaço e perguntou-lhe onde ia, ao que ela respondeu: vou ao mosteiro para ornamentar os altares. Desconfiado, o rei pediu para ver o que ela levava. atrapalhada, Isabel respondeu: são rosas, meu senhor!. O rei acusou-a de estar a mentir, pois não era possível haver rosas em Janeiro e então obrigou-a a abrir o manto e revelar o que levava escondido. a rainha mostrou e para grande espanto de todos, apareceram belíssimas rosas.
Por milagre, o pão que levava escondido tinha-se transformado em rosas. O rei ficou sem palavras e pediu perdão à rainha. a notícia espalhou-se pela cidade de Coimbra e o povo proclamou Santa a rainha Isabel de Portugal.
Poderá ser realidade ou lenda, mas tem em si o essencial de uma verdade: o amor para com o próximo que é notório em todos aqueles que receberam a honra dos altares.
Por outro lado, as flores são sinónimo de beleza, a sua diversidade, cor e perfume são deveras agradáveis aos nossos sentidos.
No nascimento de um bebé, oferecem-se flores à mãe; uma mulher casa-se, leva um ramo de flores para o altar; no dia da mãe, oferece-se uma flor; quando se visita um doente, porque não levar flores também?
Noutros tempos – uma minoria ainda o faz actualmente – os homens exprimiam o seu amor a uma mulher presenteando-a com um ramo de flores. Quando uma pessoa morre, o maior preito de homenagem exterior ainda são as flores. Ou seja, as flores acompanham-nos desde o nascimento até à morte.
as flores também servem para ornamentar as salas nos grandes acontecimentos, mas para os cristãos representam algo mais: são a simbologia do belo e do divino. Quando entramos num templo e vemos que está adornado de flores, sentimos que a natureza está em harmonia com o divino.
a oferta de flores a Nossa Senhora constitui já um hábito salutar, aqueles que o fazem certamente que têm em mente o desejo de gratidão para com a Mãe do Céu e doam exactamente o que consideram mais agradável à Virgem. Mas as flores, sobretudo as brancas, têm ainda um significado especial, a pureza, não apenas dos sentimentos, mas da alma. Os puros de coração verão a Deus é um bom pensamento para o início da semana e para uma vida de amor.