Fogem de um país em guerra civil, para outro onde vivem na solidão. O aCNUR promove acções para ajudar os refugiados colombianos na Venezuela
Fogem de um país em guerra civil, para outro onde vivem na solidão. O aCNUR promove acções para ajudar os refugiados colombianos na VenezuelaCrianças colombianas vivem isoladas na Venezuela. Não são aceites na escola por não terem documentação. Rejeitadas pelos vizinhos, têm dificuldades em fazer novas amizades. Vivem com saudade da família que deixaram para trás, esperando por melhores dias. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR)promove encontros entre famílias deslocadas. a troca de conhecimentos e de experiências comunsé muito importante no processo deambientação. Hájogos desportivos e dinâmicas de grupo para os mais pequenos.
40 por cento dos refugiados são menores de idade. a prioridade do aCNUR é permitir o seu desenvolvimento, facilitando-lhes o acesso à educação, entretenimento, e apoio psicológico. Muitas não têm coragem sequerde sair de casa, socializar com vizinhos ou levar as crianças até um parque, declara Magda Medina, agentes de segurança do aCNUR. Cerca de 200 mil pessoas procuraram refúgio na Venezuela, nesta última década. 95 por cento são provenientes da Colômbia. Fogem aos conflitos sangrentos entre o exército e a guerrilha. Recorda-se que o país tem o maior número de refugiados internos.