O convite foi feito pela hierarquia da Igreja e pelo presidente da República, pelo que a visita papal tem duas vertentes: religiosa e civil
O convite foi feito pela hierarquia da Igreja e pelo presidente da República, pelo que a visita papal tem duas vertentes: religiosa e civilCarlos azevedo, bispo auxiliar de Lisboa, será o coordenador geral da visita do Santo Padre a Portugal. Segundo declarações de Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), já está elaborado um esquema da visita por parte dos responsáveis da Igreja em Portugal, embora ressalve que por parte do Vaticano estes eventos obedecem a normas muito próprias.
O presidente da CEP confirmou o pedido de Manuel Clemente, bispo do Porto, que terá solicitado a Roma que o Santo Padre visite aquela cidade, não sabendo se o pedido será ou não contemplado, pois como disse, a última palavra será do Santo Padre. aquele prelado declarou não conhecer ainda a data e o seu programa em concreto, mas avançou que a mesma poderá ter a duração de quatro dias e que deverá ocorrer de 11 a 14 de Maio de 2010. Para além das cerimónias religiosas, o programa deverá contemplar outros eventos de cariz cultural, dado que a Presidência da República também estará a colaborar na programação do evento.
Deixou ainda a exortação para que o Povo de Deus aproveite esta ocasião de graça proporcionada pela visita do Papa para o revigoramento da fé e o testemunho de justiça e caridade, nestes tempos em que tantos irmãos nossos vivem com grandes dificuldades. Por outro lado, os bispos portugueses pedem aos sacerdotes e diáconos, religiosos/as, leigos, movimentos e instituições para dar sequência à concretização das mensagens que o Santo Padre nos deixar.