Criar uma cultura para os direitos humanos através da educação é o desafio desta iniciativa que junta governos, responsáveis parlamentares, autoridades locais e sociedade civil
Criar uma cultura para os direitos humanos através da educação é o desafio desta iniciativa que junta governos, responsáveis parlamentares, autoridades locais e sociedade civilO objectivo é promover o diálogo, discutir estratégias, reforçar parcerias de actuação, partilhar experiências, gerar recomendações a nível europeu e promover novas formas de apoio à educação para os direitos humanos. Os trabalhos decorrerão a 13 e 14 Novembro, no Centro Ismaili da Rede aga Khan para o Desenvolvimento, em Lisboa. a iniciativa do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa conta com a parceria da aliança das Civilizações.
O Fórum Lisboa 2009 é presidido por Jorge Sampaio, alto Representante da ONU para a aliança das Civilizações, que fará a sessão de abertura, em conjunto com o vice-presidente do Parlamento Europeu, Miguel angel Martínez, José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e um representante do Conselho da Europa. Presentes estarão também vários comissários e outros representantes das Nações Unidas, do Conselho da Europa, do centro Norte-Sul, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), de vários países, nomeadamente ao nível da educação, e de organizações não governamentais e fundações.