a epidemia começou na capital, Praia, mas depressa se espalhou por todo o país. O governo teve que recorrer à ajuda externa. Registam-se já sinais de melhoria
a epidemia começou na capital, Praia, mas depressa se espalhou por todo o país. O governo teve que recorrer à ajuda externa. Registam-se já sinais de melhoriaO governo de Cabo Verde continua a mobilizar esforços para combater a epidemia de dengue. Na passada semana, o primeiro-ministro pediu o apoio de técnicos especializados do Brasil, Cuba, Portugal e Espanha. 40 mil contos cabo-verdianos [200 mil euros]estão destinados às situações de emergência e aos recursos necessários para combater o flagelo.
a comunidade internacional solidarizou-se rapidamente com o pedido. a 7 de Novembrochegaram ao paísas primeiras ajudas; entre outras coisas, medicamentos, insecticidas e especialistas. De Portugal, seguiu um médico especialista do Instituto de Medicina Tropical, que já está a avaliar as necessidades locais. a União Europeia e Organização Mundial da Saúde também enviaram equipas de médicos e já se disponibilizaram para fornecer mais apoio.
a epidemia, segundo o delegado de saúde, começa a dar sinais de abrandamento, com o número de vítimas a baixar. Contudo, José da Rosa mostra-se prudente: ainda não estamos a comemorar, mas é verdade que nos últimos dias o número de pessoas a procurar as estruturas começou a baixar. Há pelo menos três dias que não temos registos de nenhum óbito, afirmou ao jornal cabo-verdiano a semana.