São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, da restauração (hotéis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados
São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, da restauração (hotéis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados a sua generosidade e humildade fizeram dele um dos santos mais queridos da população. E ainda hoje o seu espírito de partilha é fonte de inspiração. a solidariedade bem presente no caso em que cortaa capaa meio coma espada e dá metade ao pobre é lembrada no dia da memória litúrgica do santo.
O dia de São Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que o santo, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França. O seu túmulo foi o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental. Durante toda a Idade Média e até uma época recente foi o santo mais popular de França.
São Martinho é orago de muitas localidades de Beli Benastir, na Croácia, passando por Buenos aires, na argentina e também o seu culto chegou a numerosos locais do norte ao sul do país. Muitos são também os provérbios relacionados com este dia, e que apontam para o Verão de São Martinho (depois da partilha da capa ficou bom tempo), para as provas do vinho novo e para as castanhas assadas.