O governo de unidade nacional não conta com Manuel Zelaya nem com nenhum membro do seu partido, como exigia o acordo. países latino-americanos condenam a decisão
O governo de unidade nacional não conta com Manuel Zelaya nem com nenhum membro do seu partido, como exigia o acordo. países latino-americanos condenam a decisãoO presidente legítimo de Honduras [Manuel Zelaya]anunciou o fracasso do acordo de São Joséquedeveriapôr fim à crise. a suarestituição permanecia um ponto sensível das negociações entre os dois dirigentes. Roberto Micheletti, presidente de facto,continua oposto ao regresso de ManuelZelaya e anunciou, na semana passada, a formação de um governo de unidade nacional sem a participação do mesmoe dos seus ministros.
Manuel Zelaya pede que a Organização dos Estados americanos se pronunciem sobre a matéria. O dirigente constitucional considera que a decisão do governo golpista viola os termos do acordo. 23 nações latino-americanas já condenaram o sucedido e afirmam que não reconhecerão o resultado das eleições de 29 de Novembro. O que está em jogo é a democracia no continente e a credibilidade do sistema interamericano, lembrou o chanceller brasileiro, Celso amorim.
O acordo, assinado a 30 de Outubro, previa a criação de um governo de unidade nacional, constituído por representantes de ambos os governos de Honduras. Nos primeiros dias de Novembro, a imprensa brasileira avançava que Roberto Micheletti tinha pedido a renúncia dos seusministros para facilitar a formação da unidade.