O país é dos mais ricos em biodiversidade em África. O controle da exploração dos recursos naturais está na origem dos conflitos – defendem missionários
O país é dos mais ricos em biodiversidade em África. O controle da exploração dos recursos naturais está na origem dos conflitos – defendem missionáriosMissionários na República Democrática do Congo levantam o véu sobre o que consideram ser os verdadeiros motivos da sangrenta guerra civil no país. Desvalorizam os conflitos étnicos, frequentemente apontados para a justificar. Para eles, o que está em jogo é o controlo das reservas naturais por países ricos e industrializados. Os religiosos temem a explosão de um novo conflito na região dos Grandes Lagos e alertam para uma possível crise humanitária. Segundo a agência Fides, há sinais de retomada das várias partes, envolvidas nos confrontos.
Discutir sobre como as reservas do Congo ajudam a financiar a guerra é um passo importante, afirmou Loris Cattani, durante um encontro, realizado a 6 de Novembro no Senado italiano. Os missionários lembraram a proposta de parlamentares italianos ao parlamento europeu: um projecto de lei para a criação de um sistema de avaliação da origem dos minerais adquiridos pelas industrias europeias. O pecado mais grave do ocidente em relação à África é o silêncio dos meios de comunicação, declarou Luigi Lo Stocco. Consideram que as guerras africanas precisam de uma solução política, não bastando a ajuda humanitária de emergência. Não se trata de enviar tropas de paz nem ajudas humanitárias, que criam dependência em populações, que se viverem em paz, são auto-suficientes, adverte a missionária Teresina Caffi.