Um trilião de dólares por ano foi consumido em armamento. Já o financiamento para o desenvolvimento continua a ser muito baixo
Um trilião de dólares por ano foi consumido em armamento. Já o financiamento para o desenvolvimento continua a ser muito baixoOs gastos militares globais atingiram a soma astronómica de um trilião de dólares por ano, enquanto que o financiamento para o desenvolvimento continua a ser muito baixo, por comparação, alertou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, numa mensagem em que exorta os líderes a aproveitarem a crescente vontade política para reduzirem os arsenais de armas e reorientar a despesa para objectivos pacíficos.
O mundo está superarmado e a paz é subfinanciada, advertiu Ban aos participantes da conferência da campanha das Religiões para a Paz Global e Desarmamento, que se realiza na Costa Rica.
Ban Ki-moon disse que mais armas estão a ser produzidas inundando os mercados, desestabilizando as sociedades e alimentando as chamas da guerra civil e do terror, mas uma nova onda de interesse em fazer avançar os objectivos de desarmamento está a varrer os governos e a sociedade civil.