a 9 de Novembro de 1989 caí­a o Muro de Berlim… e nascia a ana Cristina Correia, caminheira do agrupamento 656 da Lousã do Corpo Nacional de Escutas
a 9 de Novembro de 1989 caí­a o Muro de Berlim… e nascia a ana Cristina Correia, caminheira do agrupamento 656 da Lousã do Corpo Nacional de Escutas a escuteira será uma dos 89 jovens que participarão das comemorações dos 20 anos da queda do Muro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 11 de Novembro. São três os portugueses nascidos a 9 de Novembro de 1989, precisamente o dia em que caiu o muro, que vão estar presentes. Provenientes de 27 estados-membros, vão discutir o que significa ter nascido num dia fundamental da história mundial, e em particular da construção europeia, e o que significa ser europeu hoje.
Tenho a noção de que tanto a alemanha como a União Europeia (UE) não seriam as potências que são hoje se não tivesse caído o muro, diz à Portugal Europeu Luís Santos. O estudante de Gestão no ISCaL (Instituto Superior de Contabilidade e administração de Lisboa) recorda que desde criança os pais lhe contaram que nasceu no preciso dia em que caiu o, então designado, Muro da Vergonha: Inclusive, segundo a minha mãe, nasci na hora em que o muro começou a ir abaixo.
Cristina Correia associava-a sempre a data de nascimento ao dia da queda do Muro de Berlim porque os meus pais sempre me contaram. Mas era um acontecimento que só conhecia devido ao meu nascimento ter-se dado no mesmo dia, não sabia muito mais, afirma a estudante do 12º ano. Hoje, a jovem tem uma outra noção do que este acontecimento significou para o crescimento da UE. a Europa é sobretudo um conjunto de países que trabalham entre si pela melhoria mútua, isso é inédito no mundo, diz.
Também Fernando Pereira considera que não podia ter havido melhor coincidência do que ter nascido no dia em que caiu o muro de Berlim. Este Verão, numa viagem de Inter rail, a cidade que mais o apaixonou foi precisamente a capital da alemanha: Fiquei maravilhado com a cidade e com o estilo de vida, conta o estudante de arquitectura no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa).
Construído em 1961 pela República Democrática alemã para evitar o êxodo para a República Federal alemã, o Muro de Berlim tornou-se um símbolo da divisão da alemanha e, em pleno auge da Guerra Fria, um símbolo da separação entre os mundos capitalista e socialista. 28 anos depois da sua construção, a 9 de Novembro de 1989, e depois de negociações entre os líderes dos EUa, George Bush, da URSS, Mikhail Gorbachev, e da alemanha Ocidental, Helmut Kohl, o Muro de Berlim é derrubado por berlinenses dos dois lados.