O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) criticou as «concepções de igualdade» que pretendem «sublinhar a diferença natural entre homem e mulher como irrelevante»
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) criticou as «concepções de igualdade» que pretendem «sublinhar a diferença natural entre homem e mulher como irrelevante»Segundo esta tese é proposta a uniformidade de todos os indivíduos como se fossem sexualmente indiferenciados, o que a Igreja refuta. Ou seja, julgam que cada indivíduo tem o direito de concretizar livremente e, em muitos casos até mudar, as próprias escolhas segundo as suas preferências, desejos ou inclinações, adianta Jorge Ortiga. No discurso inaugural da assembleia plenária da CEP, o arcebispo primaz de Braga manifestou a sua discordância quando as uniões homossexuais pretendem apresentar-se com estatuto idêntico à família.
O responsável apontou ainda os ataques à família: o relativismo dos valores, o que estará a degenerar em anti valores: rupturas familiares, crise social da figura do pai, dificuldade em assumir compromissos estáveis, graves ambiguidades acerca da relação de autoridade entre pais e filhos, o número crescente dos divórcios, a praga do aborto, o recurso cada vez mais frequente à esterilização e a instauração de uma verdadeira e própria mentalidade contraceptiva.
Continua a infiltrar se, em muitos casos de uma maneira camuflada, a teoria do género, como verdadeira ideologia apostada em redefinir a família, a relação matrimonial, a procriação e a adopção, lembrou o presidente da CEP. Mas, aponta os limites: em muitos casos, a justa liberdade da mulher já não encerra uma verdadeira emancipação das discriminações sociais e do poder autoritário do homem. Enveredou por uma competição entre os dois sexos, onde aparece com evidência a rivalidade e o antagonismo que conduzem a uma procura da afirmação individual. a violência doméstica prolifera e o desencanto familiar multiplica-se, refere.
O aborto é banalizado com orientações legais que desrespeitam o valor indiscutível da vida e assim o decréscimo da natalidade atinge níveis preocupantes, motivados por interpretações egoístas do dom da sexualidade, lembra o arcebispo. além do aborto, Jorge Ortiga lembra que a carência de bens essenciais entrou em muitas casas e não pode ser camuflada. O presidente da CEP apela aos poderes para que ouçam os alertas deixados para que sigam caminhos que ofereçam aos pobres uma vida digna.