O mundo assinala hoje, 9 de Novembro, o vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim. Um fragmento colocado no Santuário de Fátima perpetua o acontecimento
O mundo assinala hoje, 9 de Novembro, o vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim. Um fragmento colocado no Santuário de Fátima perpetua o acontecimentoQuem entrar do lado sul, no Santuário, encontra o monumento alusivo ao Muro de Berlim. Trata-se de um módulo de betão deste muro demolido a partir de 9 de Novembro de 1989. Junto ao bloco do muro, há uma frase de João Paulo II, na qual agradece à Virgem de Fátima ter guiado os povos para a liberdade .
O director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário destaca a mensagem mariana de libertação dos povos sob a égide comunista , revelada na segunda parte do segredo de Fátima, como elemento de ligação à presença deste pedaço de muro no espaço do Santuário.
Hoje símbolo da reunificação da alemanha, o bloco foi oferecido por intermédio de um emigrante português na alemanha, Virgílio Casimiro Ferreira. aqui colocado como grata recordação da intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo.
Pesa 2. 600 quilos, mede 3. 60 metros de altura e 1. 20 metros de largura. O arranjo do monumento é do arquitecto J. Carlos Loureiro. Foi inaugurado em 13 de agosto de 1994, 33 anos depois do início da construção do muro (noite de 12 para 13 de agosto de 1961).