as políticas ambientais podem ser o futuro da economia. as soluções verdes, com respeito pelo clima, podem gerar mais emprego, além de proteger o planeta e seus habitantes
as políticas ambientais podem ser o futuro da economia. as soluções verdes, com respeito pelo clima, podem gerar mais emprego, além de proteger o planeta e seus habitantesUm estudo recente revela que as políticas públicas ambientais, para um novo acordo global, são favoráveis à economia. O relatório Scorecard atribui o primeiro lugar à política de construções eficientes e energia renovável do governo alemão. O programa reduz emissões de gases poluentes, gera emprego e serve de modelo para outros países. Cientistas defendem que as soluções verdes e empregos verdes darão um novo impulsoà economia.
O Brasil também mereceu fortes elogios do estudo, tendo conquistado o sexto lugar da tabela. O programa de combate à destruição florestal e a criação de unidades de conservação na amazónia é destacado, no documento que avaliou cerca de 100 políticas do mundo inteiro. Entre 2003 e 2008, foram criadas 148 unidades que se estendem por 640 mil quilómetros quadrados. De 2004a 2007, a desflorestação da amazónia diminuiu em 59 por cento.
Conservar as florestas protege a biodiversidade, assegura os serviços ambientais e a qualidade de vida dos povos da floresta, além de contribuir para o clima do planeta e trazer benefícios para a nossa economia, explica a secretária-geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), do Brasil. Em fins de Outubro, a rede WWF condenou o pessimismo de alguns líderes internacionais, em relação ao acordo de Copenhaga. Essas declarações são irresponsáveis e podem provocar um efeito dominó, levando um país após outro a diminuir o nível de ambição, considerou um dos responsáveis, da WWF (World Wide Fund for nature).