Bento XVI homenageou Paulo VI, na sua deslocação a Brescia (Itália), região natal do autor do Concílio Vaticano II, “um grande Papa que consagrou toda a sua vida à Igreja”
Bento XVI homenageou Paulo VI, na sua deslocação a Brescia (Itália), região natal do autor do Concílio Vaticano II, “um grande Papa que consagrou toda a sua vida à Igreja”Ele dedicou todas as suas energias ao serviço de uma Igreja o mais possível conforme ao seu Senhor Jesus Cristo, de maneira que encontrando-a , o homem contemporâneo possa encontrá -Lo, porque d’Ele tem absoluta necessidade, afirmou o Papa. Na homilia da Eucaristia a que presidiu, na praça a que foi dado o nome de Paulo VI, Bento XVI homenageou a memória do Pontífice falecido em 1978. Por razões de segurança e de visibilidade, as autoridades desaconselharam o uso de guarda-chuvas e os fiéis tiveram que se cobrir com capas de chuva de plástico, maioritariamente de cores azul e amarelo.
Consciência, renovação, diálogo: estas as três palavras escolhidas por Paulo VI para exprimir os seus pensamentos dominantes lembrou o bispo de Roma. a exigência que ele aprofunda a consciência de si mesma: origem, natureza, missão, destino final; a sua necessidade de se renovar e purificar olhando para o modelo que é Cristo; problema das suas relações com o mundo moderno foram as linhas mestras do ministério petrino de João Batista Montini. a reflexão do Papa Montini sobre a Igreja é hoje mais do que nunca actual; e mais ainda é precioso o exemplo do seu amor por ela, inseparável do amor por Cristo, acrescentou, falando especialmente para os bispos e padres.